Lowton

Group 93

Na Ordem Maçônica, o termo Lowton designa crianças ou adolescentes, de ambos os sexos, com idade entre 7 e 17 anos, que sejam filhos, enteados ou netos de um maçom. Conforme o Artigo 155 – XIX do Regulamento Geral, esses jovens podem ser adotados por uma Loja Maçônica, que assume o compromisso de guiá-los e protegê-los.

Ao adotar um Lowton, a Loja Maçônica torna-se sua tutora, oferecendo orientação na vida social e assistência por meio dos Irmãos da Loja adotante. Esse compromisso visa preparar os jovens para a vida adulta, moldando seu caráter e personalidade com base nos princípios morais, éticos e libertários da Maçonaria.

Para os jovens do sexo masculino, o título de Lowton confere o direito de serem iniciados na Ordem Maçônica ao completarem 18 anos. Já as jovens, a partir de certas idades, podem integrar Entidades Paramaçônicas voltadas ao público feminino, que possuem diversas finalidades.

O termo Lowton tem origem na maçonaria operativa, associado à palavra inglesa Lewis, que designa uma ferramenta usada para erguer e movimentar pedras pesadas. Simbolicamente, assim como o Lewis facilita o trabalho do maçom ao sustentar grandes pesos, o Lowton é preparado para oferecer apoio, especialmente na velhice de seus familiares, refletindo os valores de solidariedade e responsabilidade da Maçonaria.

Rolar para cima